O trabalho em equipe consciente dos colaboradores da Sinqia resulta em economia de 708 KW/h de energia, 40.486 litros de água e 404 Kg de CO2 poupados na produção de soluções de higiene pessoal.
A Sinqia é uma empresa de médio porte que atua há 16 anos no mercado de tecnologia da informação por meio de quatro unidades de negócios: Software, Serviços, Outsourcing e Consultoria. Atende empresas como Itaú, HSBC e Deutsche Bank, e foi eleita pela Exame PME uma das 200 pequenas e médias empresas que mais cresce no Brasil nos últimos cinco anos.
Dentre seus valores, procura estimular o trabalho em equipe, a comunicação, a superação por meio da colaboração de todos e a geração dos resultados e eficiência. Em sinergia com essa cultura organizacional, as profissionais Karina Sanches, Gerente Financeira; Vanessa Belickas, Gerente de RH; Julia Zuppani, responsável pelo Marketing; e Cacilda Marconato, Gerente de Contratos & Faturamento lideraram um processo de transformação da comunidade de colaboradores, introduzindo um consumo consciente por meio do trabalho em equipe na organização.
Elas iniciaram uma parceria com a RL Higiene em junho de 2012, para melhorar o padrão das soluções de higiene pessoal e reduzir o volume de resíduos com a implantação da coleta seletiva.
Desde janeiro deste ano já foi possível observar 46,6% de redução de consumo de papéis toalha e 13% no papel higiênico. A redução representa 65.600 folhas que deixaram de ser consumidas no período de seis meses. Esse volume, segundo o Instituto Akatu, equivale a 20 árvores e à economia de 708 KW/h de energia, 40.486 litros de água e 404 kg de CO2, que são poupados na produção.
Para inauguração do projeto de coleta seletiva, a companhia organizou uma palestra de consumo consciente para 33 de seus 187 colaboradores, realizada pela empresa parceira de higiene pessoal, quando foi aplicada a “auto avaliação do consumidor consciente”. O resultado revelou que o trabalho estava apenas começando, uma vez que 75% da comunidade é formada por consumidores iniciantes, ou seja, grupo com pouca consciência como consumidor.
Apesar disso, os colaboradores se mostraram muito interessados nas mudanças. Em pesquisa: 100% apoiaram a implantação de produtos que reduzem o impacto ambiental, 98% apoiam as campanhas de consumo consciente, e 96% acreditam que a atitude individual pode fazer a diferença.
Para os colaboradores da Sinqia, Bruna Santos e José Machado, “a qualidade dos produtos é excelente, os dispensers tornaram o banheiro mais bonito com visual moderno”. Além disso, eles consideram importante “serem lembrados da importância de preservar nossos recursos naturais”.
“No levantamento efetuado antes da coleta seletiva, tínhamos um consumo de 3.440 litros por semana. Hoje é de 2 mil litros, enquanto a redução da geração do lixo comum é de 41,85%”, relata Cacilda Marconato.
Para ela, que continua sentindo dificuldades em função da resistência de alguns colaboradores com o projeto de coleta seletiva, o apoio da empresa parceira foi importante e um trabalho deste tipo deve ser contínuo. A Sinqia criou até mesmo um grupo denominado Guardiões do RH que, além de outras funções, tem a preocupação com a coleta seletiva.
Quer saber como transformar a limpeza em valor? Preencha o formulário e faça o download gratuito do ebook “A Evolução da Limpeza” agora mesmo!