A limpeza profissional em escolas trouxe benefícios como redução de custos, aumento da produtividade e conscientização de funcionários, professores e alunos.
O Colégio Notre Dame é uma escola privada católica, sem fins lucrativos, mantido pela Congregação de Santa Cruz. É organizado em três unidades que congregam cerca de 2.000 alunos e 400 funcionários. Em escolas desse porte, a administração da limpeza é uma tarefa com muitos desafios: é preciso manter limpos espaços para diferentes usos, proteger o piso do intenso fluxo de pessoas, cuidar de um ambiente frequentado principalmente por crianças e adolescentes, treinar equipes de operadores, entre outros.
Foi a partir da constatação da necessidade de aperfeiçoar o trabalho da equipe de limpeza e aumentar o índice de higiene de todos ambientes que a Coordenadora Administrativa, Eliane Moller, em parceria com a Supervisora Operacional, Josiane Fidelis, decidiram buscar as melhores práticas no mercado e encontraram a RL Higiene.
Foi a supervisora quem fez o primeiro contato com a RL. “A equipe da RL falava de conceito, solução e plano de ação para nos ajudar com nosso pessoal. O resultado tão esperado viria como consequência do trabalho realizado. A missão, visão e os valores da RL se assemelhavam aos nossos, Cuidar de Pessoas era um ponto forte das duas empresas”, relata Josiane Fidelis.
Confira o depoimento da Coordenadora Administrativa do Colégio Notre Dame, Eliane Amstalden Möller:
Diagnóstico e substituição de produtos
O diagnóstico inicial da RL apontou problemas com os processos de limpeza que, aliados ao uso de produtos domésticos, pouco eficientes em ambientes profissionais, causavam desperdício de tempo e de dinheiro. Eram gastos água, produtos e energia demais para um resultado abaixo do desejado.
Um dos primeiros procedimentos adotados pela RL foi a substituição de métodos e produtos domésticos por profissionais. Foram introduzidos novos limpadores e detergentes, ferramentas ergonômicas, panos descartáveis e outros itens que trouxeram ganhos em muitas frentes.
Ferramentas como vassouras, rodos e panos de chão foram gradualmente substituídos por equipamentos como mops, bios e panos de microfibra. Químicos diluídos, mais eficientes e suaves, aposentaram os antigos limpadores comuns.
A troca por equipamentos mais ergonômicos teve impacto na qualidade da saúde da equipe. “Na empresa anterior, eu sentia muita dor na coluna. Desde que comecei a trabalhar com equipamentos mais modernos no Notre Dame, não me lembro mais da última vez que minha coluna doeu”, conta a operadora de limpeza Genilza Dutra.
Treinamento das equipes de limpeza em escolas
Responsável também pelo treinamento da equipe de limpeza, a RL ensinou os funcionários a utilizar corretamente produtos e ferramentas e apresentou suas boas práticas para a higienização de locais de grande circulação.
Engajamento das equipes pedagógicas
Desenvolver uma consciência de higiene e limpeza em todos os públicos da comunidade escolar foi essencial. O trabalho de unir todos em torno da causa envolveu fortemente funcionários da limpeza, professores e alunos.
Era fundamental engajar a equipe pedagógica no processo de revitalização do setor de limpeza, afirma Eliane. “Boa parte da sujidade da sala de aula provém de materiais descartados pelos alunos, como restos de papéis, de apontadores de lápis, entre outros” exemplifica.
Em reuniões com a equipe docente para apresentar as mudanças no projeto de limpeza, Eliane e Josiane exibiram fotos de situações encontradas nas salas de aula, de forma a mostrar a importância da contribuição dos professores no processo de reestruturação do setor. E-books da RL, como o de limpeza em escolas, ajudaram no entendimento, reforçando a relevância da parceria.
A participação solicitada extrapolava os ensinamentos sobre boas práticas de higiene normalmente transmitidas aos alunos. Esperava-se também que os docentes atuassem como verdadeiros “fiscais da boa limpeza”, observando, por exemplo, o novo sistema de cores introduzido pela RL, no qual cada ambiente da escola é limpo com produtos identificados pela mesma cor.
Assim, se luvas e panos de microfibra vermelhos, utilizados exclusivamente para limpar banheiros, fossem vistos em uso em qualquer outro ambiente, os professores deveriam alertar a equipe de limpeza e comunicar à sua liderança, evitando a contaminação cruzada dos ambientes.
Outro passo importante foi alinhar coordenações dos segmentos, departamentos de compras e almoxarifado com as novas diretrizes. Uma das equipes solicitou, por exemplo, a compra de vassouras comuns, o que foi prontamente negado pela coordenação do segmento e questionado pelo setor de compras, já que o produto não constava mais da política de aquisições.
Resultados concretos
O novo projeto de limpeza da RL não só reduziu custos para o Colégio Notre Dame, como também diminuiu o uso de químicos pesados na limpeza. Isso foi possível através de um conjunto de ações, que passa por diagnóstico preciso, qualidade e uso correto dos produtos, frequência de manutenção, treinamento e conscientização das equipes e acompanhamento das lideranças. Os resultados são demonstrados em números:
Os números positivos começam a aparecer nos banheiros da escola, onde foram afixados cartazes de conscientização em que, de modo objetivo e bem-humorado, a RL incentiva a limpeza e a economia de água e papel, entre outros recursos. A campanha “agite 5 vezes sua mão antes de pegar um papel” tem contribuído com a redução do consumo de papéis, que era um antigo desejo da instituição.
Os ótimos resultados contribuíram para que o colégio optasse por antecipar a mecanização da limpeza, que estava programada para 2020.
O Valor da Limpeza para escolas
“Fizemos muitos estudos para ter certeza de que estávamos escolhendo a empresa certa. E, sim, fizemos a escolha certa: a parceria completou 14 meses”, afirma a supervisora Josiane. “Vejo inúmeras vantagens: a RL auxilia na gestão do estoque, na compra de equipamentos modernos e econômicos, pratica preços competitivos e tem forte foco na sustentabilidade. Tudo isso com muita ética, agilidade no atendimento e a importante capacidade de saber ouvir o cliente”.
Com a ajuda da RL, o Notre Dame conseguiu fazer da limpeza profissional um fator de mudança de comportamento, que valoriza ainda mais os colaboradores, melhora processos e obtém resultados palpáveis para a saúde e o bem-estar de toda a comunidade sem esquecer os excelentes resultados financeiros e um aumento significativo no cuidado com o meio ambiente.
Trata-se, sim, de um trabalho contínuo, mas que tem mostrado, desde seu início, o verdadeiro Valor da Limpeza.
Quer saber como transformar a limpeza em valor? Preencha o formulário e faça o download gratuito do ebook “A Evolução da Limpeza” agora mesmo!