Fundada em 1952, a Constanta iniciou sua parceria com a RL Higiene para insumos de higiene em 2019, prevendo redução de gastos e melhorias em higiene e limpeza e, em 2023, o relacionamento evoluiu para um projeto mais abrangente, focado em segurança do trabalho e meio ambiente.
A Constanta sempre buscou o compromisso com o meio ambiente, promovendo ações de sustentabilidade, como melhorias no descarte de lixo eletrônico, e apoiando projetos sociais.
A empresa iniciou sua jornada produzindo resistores de carvão e evoluiu para ser referência em manufatura de eletrônicos, atendendo diversos setores com tecnologia de ponta. Integrou o grupo Philips durante muitos anos até se estabelecer sua planta fabril em Atibaia, no interior de São Paulo.
O objetivo ao chamar a RL, era rever ferramentas e produtos químicos, além de implementar melhorias nos processos para aprimorar a qualidade do trabalho dos operadores.
Melhores condições de trabalho e mais eficiência após a parceria com a RL
Com a internalização dos colaboradores que anteriormente trabalhavam via terceirizada, a Constanta proporcionou melhores condições de trabalho, por meio de benefícios como VR, convênio médico e odontológico, fretado, além de um aumento salarial de 29%. Essas melhorias não apenas humanizaram o ambiente de trabalho, mas também reduziram os custos de higiene e limpeza em cerca de 19%.
A adaptação à nova abordagem foi realizada por meio de treinamentos, especialmente para a equipe de limpeza, agora mais integrada.
Após a implementação do projeto, houve um dia inteiro de palestras (o Dia Essenz) para todos os funcionários e gestão do estoque mensal. Toda a transição resultou na profissionalização da limpeza, tornando o processo mais eficiente.
Com isso, a equipe integrada recebeu positivamente as mudanças, reconhecendo
melhorias nos serviços de organização e higienização. Toda a empresa percebeu ganhos tangíveis, demonstrando que a humanização do ambiente e a eficiência andam de mãos dadas.
Redução de custos e certificações ISO
A saída da terceirizada em favor da RL Higiene, responsável pelos produtos de higiene e limpeza, trouxe mais do que melhores condições e benefícios aos colaboradores: uma significativa redução de custos de 19% também foi consequência das melhorias.
Além das mudanças operacionais, a Constanta vem desenvolvendo Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s). Um app foi desenvolvido internamente pela equipe de TI, com a função de substituir os checklists de papel.
Com isso, o processo inicia-se instalando o app no celular do colaborador de facilities. O colaborador, ao acessar o app, é direcionado para a tela inicial e preenche os campos de acordo com o setor e a área em que ele está realizando a limpeza.
O relatório é atualizado simultaneamente ao preenchimento do app no celular e compartilhado com o setor administrativo do HSE para acompanhamento e fiscalização das atividades.
Dessa forma, ao comparar os resultados de 2022 aos de 2023, a Constanta conseguiu uma redução de 10% nos gastos financeiros relacionados à linha de higiene, além de observar melhoria contínua na agilidade dos colaboradores, à medida que se adaptam aos novos processos.
A parceria com a RL Higiene não apenas atendeu às expectativas, mas elevou os padrões de limpeza sustentável na Constanta. “O que mais impressiona é que mesmo o salário tendo praticamente dobrado, os custos que tínhamos com a empresa terceirizada e o que temos na folha hoje são basicamente os mesmos. A Constanta deu condições de trabalho melhores, uma comunicação clara e direta com o RH, o que anteriormente não acontecia, os colaboradores têm treinamentos constantes, tanto interno, quanto externo com a parceria com vocês da RL”, ressalta a técnica de segurança no trabalho, Marina Araújo.