Você já ouviu falar em biofilme em hospitais? Trata-se de comunidades microbianas que se fixam em superfícies e se envolvem em uma matriz extracelular, uma espécie de camada protetora formada por polissacarídeos, proteínas e DNA.
Essas estruturas podem se formar em equipamentos médicos, cateteres, mesas e outros ambientes, mas elas são muito comuns, especialmente, em pisos hospitalares, uma vez que eles estão constantemente expostos a fluidos corporais, matéria orgânica e microrganismos.
A presença de biofilme em hospitais representa um perigo significativo, uma vez que eles podem abrigar patógenos resistentes a desinfetantes e antibióticos, aumentando o risco de infecções hospitalares.
Confira, a seguir, mais sobre como prevenir e combater essas comunidades bacterianas em hospitais.
O perigo do biofilme em hospitais
Os biofilmes oferecem uma série de riscos à saúde pública, especialmente em ambientes hospitalares, onde pacientes estão frequentemente imunocomprometidos.
A capacidade dos biofilmes de proteger as bactérias contra a ação de desinfetantes e o sistema imunológico humano torna os microrganismos mais resistentes e a infecção hospitalar mais difícil de tratar.
Estudos demonstram que biofilmes podem causar complicações sérias, como infecções do trato urinário, pneumonia e infecções relacionadas a dispositivos médicos, levando a um aumento da morbidade e até mesmo da mortalidade entre os pacientes.
A limpeza e a desinfecção inadequadas especialmente dos pisos pode contribuir para a adesão e formação de biofilmes, especialmente em áreas de difícil acesso, onde a umidade e a sujeira podem criar condições ideais para seu desenvolvimento. Por isso, uma desinfecção hospitalar adequada pode impedir que esses biofilmes prosperem, criando um ambiente inóspito para a disseminação de infecções.
Como resolver problemas de biofilme em pisos de hospitais
A gestão de biofilmes em hospitais exige uma abordagem integrada, começando pela realização de uma avaliação detalhada das superfícies e equipamentos onde os biofilmes são mais propensos a se formar.
No caso de pisos hospitalares, a limpeza e desinfecção devem ser realizadas regularmente e com produtos adequados, com implementação de protocolos de limpeza que incluam a remoção mecânica de biofilmes.
Depois, é importante considerar a aplicação de desinfetantes de alta performance, como peróxido de hidrogênio ou ácido peracético, capazes de penetrar na matriz do biofilme, além de implementar técnicas de desinfecção em várias etapas e até o emprego de luz ultravioleta, ozônio e vapor saturado.
Baixe nosso ebook sobre limpeza em hospitais
Como prevenir a formação de biofilmes
A prevenção ainda é a melhor forma de agir contra as colônias de microrganismos que se formam em pisos de hospitais. Por isso, contar com práticas de limpeza rigorosas e com a manutenção de um ambiente seco e limpo pode ser a melhor estratégia contra infecções hospitalares.
Além de uma higienização rigorosa, com limpeza e desinfecção frequente de superfícies e equipamentos, utilizando produtos eficazes contra biofilmes, é importante apostar em pisos com materiais antiaderentes, lisos e impermeáveis, para dificultar a adesão de microrganismos.
- Treinar as equipes e educar os funcionários sobre a importância da higiene e a correta utilização de produtos de limpeza e desinfecção
- Implementar um cronograma de manutenção para equipamentos e superfícies
- Optar por produtos que tenham comprovada eficácia contra biofilmes
Estas são três atitudes para uma abordagem integrada da limpeza hospitalar, ainda muito eficazes contra a formação de colônias de microrganismos.
Soluções da RL contra os biofilmes
A RL Higiene oferece uma solução completa em desinfecção, focando em uma metodologia que considera produtos, processos e pessoas.
Nossos produtos são formulados para combater biofilmes de maneira eficaz, garantindo que as superfícies hospitalares sejam mantidas limpas e seguras.
Além disso, fornecemos treinamentos personalizados para equipes de limpeza, capacitando-as a reconhecer e abordar a formação de biofilmes de maneira proativa.
Dessa forma, buscamos instruir equipes de limpeza sobre tempo de contato recomendado para cada produto, para uma ação eficaz na matriz do biofilme, além de explicar a mecânica de aplicação, com a técnica correta de fricção durante a aplicação dos produtos para potencializar a remoção do biofilme.
Acreditamos na importância da conscientização sobre a presença de biofilmes em hospitais e a implementação de práticas de limpeza rigorosas como etapas fundamentais para a prevenção de infecções e promoção de um ambiente seguro.
Conte com a RL Higiene no combate das infecções hospitalares. Conheça mais sobre a nossa metodologia em https://rl.com.br/solucoes/.