Otimização dos processos de limpeza e economia no consumo de produtos na Casa Zanatta foram os principais pontos positivos da parceria.
A Casa Zanatta é uma tradicional produtora de peças exclusivas e originais confeccionadas em cerâmica de alto padrão, com nome reconhecido nacional e internacionalmente. Com escritório localizado na cidade de Quintana, no estado de São Paulo, a Casa é referência na exportação de artigos decorativos que encantam há anos.
Por volta de outubro de 2022, Marceli Lebron, responsável pelo setor de compras e financeiro da Casa Zanatta, buscou a RL Higiene com o objetivo de otimizar seus processos de higienização dos ambientes. Marceli explica que, antes da parceria com a RL, “a limpeza era realizada com produtos adquiridos do mercado e distribuidoras, com base no preço”.
As práticas eram definidas com base no conhecimento tradicional, sem nenhum treinamento técnico que visasse a otimização de tempo e de produtos. Assim, entre os principais problemas encontrados estavam o pouco espaço para estoque, orçamento enxuto e equipe reduzida, composta por uma equipe reduzida para cuidar de toda a limpeza do grande prédio da Zanatta.
Marceli acrescenta que, com esse cenário, a higienização dos ambientes da Casa Zanatta acabava sendo bastante limitada. O resultado eram banheiros com limpeza parcial e superficial, além do grande desperdício dos produtos. Tudo isso levava a empresa a gastar muito com os processos de limpeza.
Mudança nos processos, nos produtos e na mentalidade transformou a limpeza da Casa Zanatta
Após a parceria com a RL Higiene, iniciada em outubro de 2022, o cenário mudou. O estabelecimento optou pela troca dos sabonetes líquidos, papel toalha e papel higiênico. Além disso, os produtos para limpeza de móveis e de piso também foram substituídos, a fim de evitar o desperdício.
Essas mudanças, aliadas a treinamentos e capacitações dos funcionários, resultaram em uma verdadeira transformação tanto na mentalidade da equipe quanto nos processos e uso dos produtos. Marceli explica que o impacto foi muito positivo, com ambientes mais limpos e redução de 25% no consumo e economia de 20% nos gastos com limpeza.