Um ambiente limpo inspira sentimentos de civilidade, segurança, cuidado e bem-estar.
Promover a saúde e o bem-estar das comunidades que se formam em torno dos negócios atendidos, gerando valor para as empresas, crescimento para as pessoas e sustentabilidade para o mundo. Conscientizar e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, colaborando com o crescimento das empresas através de uma gestão eficiente e do compartilhamento da nossa experiência de 45 anos.
Ambição estratégica
Promover o Valor da Limpeza proporcionando sucesso dos clientes e satisfação dos colaboradores, de maneira inovadora e sustentável e, dessa forma, alcançar sucesso financeiro.
Nossos valores
- Colaboração
- Excelência
- Integridade
- Perenidade
- Paixão
- Sustentabilidade
Limpeza é responsabilidade de todos.
- Integridade
- Colaboração
- Perenidade
- Respeito
- Paixão
- Excelência
Nossas ações, pensamentos e sentimentos são coerentes. Acreditamos no que fazemos, somos transparentes e pautamos nossas decisões nos preceitos éticos da empresa, do mercado e do planeta.
A melhor maneira de fazer o nosso trabalho é fazê-lo juntos. Gostamos de trabalhar uns com os outros, respeitando diferenças, convergindo os interesses do grupo e colocando-os à frente dos individuais.
Somos dedicados a promover o crescimento sustentável e a perenidade do nosso negócio e, para isso, oferecemos sempre as soluções de Higiene & Limpeza que mais agregam valor ao nosso cliente e ao planeta.
Valorizamos a vida acima de tudo. Demonstramos isso através da preservação de um ambiente de trabalho saudável e ações que contribuam para a sustentabilidade do planeta e o bem-estar de todas as pessoas.
Acreditamos no que fazemos e compartilhamos dos mesmos propósitos. Trabalhamos com paixão, atendendo com alegria e servindo com prazer.
Garantimos qualidade superior em tudo o que fazemos, promovendo melhoria contínua e oferecendo os mais altos padrões de produtos e serviços, sendo reconhecidos pelo nosso cliente como a melhor solução em Higiene & Limpeza.
Sempre fazendo as transformações necessárias mas sem abrir mão dos nossos valores, nesses 45 anos dedicados à excelência na limpeza.
“Chegou a máquina elétrica, nós compramos a máquina elétrica; chegou o computador, nós compramos o computador… Mutatis mutandis, foi o que se aplicou sempre na RL.”
– Sérgio Vacaro
1977
O INÍCIO DE TUDO
No dia 11 de janeiro de 1977, o advogado Sergio Vacaro funda a Comercial RL Materiais de Limpeza Ltda., no coração do bairro da Lapa, em São Paulo. O nome é uma homenagem aos seus filhos Ricardo, Rogério e Lilian. Até o fim da década de 80, a RL funcionou como uma distribuidora de produtos tradicionais, como papel higiênico, papel-toalha, copos descartáveis, detergentes, vassouras, palha de aço, e espanadores. Nesse período, duas aquisições foram importantes para sua expansão: a Epil, em1981, e a Klin-Mat, em 1983.
1989
FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO
A RL atua ativamente na fundação da ADPL – Associação dos Distribuidores de Produtos de Limpeza, hoje Abralimp.
1992
CAMINHANDO JUNTO COM GIGANTES DE MERCADO
Ainda nos primeiros anos de uma parceria que iria durar até os dias de hoje, a Johnson & Johnson insere na RL, de maneira significativa, os conceitos de qualidade pelo GQF – Gestão da Qualidade do Fornecedor, um programa através do qual ela seria auditada e avaliada por meio de indicadores de qualidade.
A PRIMEIRA PARCERIA INTERNACIONAL
A RL passa a representar a Bobrick no Brasil, importando dispensers de embutir na parede, mais sofisticados, feitos de aço inox e instalados nas edificações ainda na fase da obra.
1993
PAPÉIS 100% CELULOSE
É lançada pela Santher, em parceria com a RL, a linha Inovatta de papéis sanitários 100% celulose, juntamente com os modernos dispensers da San Jamar.
1994
SUPERCONCENTRADOS
De olho nas tendências do mercado americano, a RL passa a investir em químicos superconcentrados, algo inexistente no mercado nacional até então, e lança no Brasil a linha Quick-fill da Ecolab.
1995
ASSOCIADA ISSA
A RL passa a fazer parte do quadro de associados da ISSA – Associação Internacional da Indústria da Limpeza, principal organização do segmento e responsável por promover feiras e debates entre associados do mundo todo.
1996
QUALIX
A RL apostou em um sistema integrado de limpeza que contemplava o tripé ação humana, química e mecânica, e o segmentou em subsistemas para banheiros, tratamento de piso, cozinhas, coleta de lixo, além de ferramentas de comunicação e capacitação, tudo sincronizado em torno de um novo conceito e uma nova marca: Qualix.
1998
PARCERIA COM A FUNDAÇÃO ABRINQ
A RL se torna uma Empresa Amiga da Criança.
2000
PROJETO SOCIAL
A RL adota a Fundação Gol de Letra, através do Projeto “Ta Limpo”, da Fundação Abrinq e da ABRALIMP.
2001
NOVA MARCA
A marca Qualix é deixada de lado e uma nova logomarca surge.
2002
INDICADORES ETHOS
A RL passa a ser avaliada pelos Indicadores Ethos, uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial.
ERP
Implantação do ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial Advanced Protheus (AP5), que deu à RL uma maior confiabilidade dos dados e monitoração de processos em tempo real.
2003
JORNAL DA HIGIENE
A RL publicou seu primeiro material gráfico, o Jornal da Higiene: Em Defesa da Saúde e do Meio Ambiente. Esse engajamento marcaria o DNA da RL nos anos seguintes.
2004
BSC
Implantação do BSC – Balanced Scorecard, uma ferramenta de gestão da estratégia que tem a finalidade de medir o desempenho estratégico da companhia.
CONSUMO CONSCIENTE
Em parceria com o Instituto Akatu, são lançadas campanhas de mobilização para o consumo consciente. Essas campanhas iriam ganhar cada vez mais força na comunicação da RL.
2005
INOVAÇÃO DO SISTEMA LOGÍSTICO
A RL faz as malas e deixa para trás os depósitos na Lapa, que não comportavam mais seu tamanho e ambições. A nova sede é um galpão dentro de um condomínio na Vila Leopoldina. Todo o sistema logístico é reorganizado.
GESTÃO POR PROCESSOS
Modernização dos processos por meio da ferramenta BPMO – Escritório de Gerenciamento de Processos de Negócio.
2006
LINHA ESSENZ
É lançada a linha Essenz para banheiros: são papéis, sabonetes e dispensers com a proposta de um novo padrão de excelência.
DESTAQUE DO ANO
A Johnson & Johnson elege a RL como fornecedor destaque do ano.
2007
PRÊMIO PAULISTA DE QUALIDADE DA GESTÃO
A RL conquista a medalha de bronze no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão. Em 2008 veio a prata e, em 2009, o ouro.
LOGÍSTICA REVERSA
A RL inicia o projeto de Logística Reversa junto à Arcor. Os panos descartáveis passaram a ser coprocessados, gerando combustível para a fabricação de cimento.
100% VEGETAL
É lançado o Essenz Vert Capim Cidreira, o primeiro produto de origem 100% vegetal no mercado de higiene e limpeza profissional.
PRÊMIO ABRAFAC
A ABRAFAC – Associação Brasileira dos Facilities premiou a RL na categoria Serviços, graças ao case junto à agência de publicidade Leo Burnett. Dois anos depois o prêmio foi ganho novamente, desta vez com o case do Instituto Mauá de Tecnologia.
2008
NOVO LOGOTIPO
Mais leve, moderna, colorida e mostrando seu DNA: a RL entrou em 2008 de cara nova, renovando sua logomarca e sua assinatura.
CERTIFICAÇÃO IBD
A RL consegue a certificação do selo Ingredientes Naturais IBD – Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícia para o sabonete capim cidreira.
SELO FSC: PIONEIROSMO CONTINENTAL
Lançamento do primeiro papel toalha da América do Sul com a certificação FSC – Forest Stewardship Council.
PRÊMIO ECO DA VALOR ECONÔMICO
Reconhecimento como ganhador na Categoria GES – Gestão Empresarial para a Sustentabilidade do Prêmio Eco 2008 da Valor Econômico – Amcham.
2009
CASE FSC EM CHICAGO
A RL visita mais uma feira da ISSA – Associação Internacional da Indústria da Limpeza, desta vez para divulgar o case FSC.
REDUÇÃO DA PEGADA DE CARBONO
Elaboração do Primeiro Inventário de Gases do Efeito Estufa da RL.
HIGINDOOR
Lançamento de produtos químicos Higindoor Vert com base em ativos provenientes de fontes renováveis, embalagens recicladas e recicláveis e alta biodegradabilidade.
PORTAL DO CLIENTE
É lançada a plataforma on-line que permite aos clientes controlar sua própria gestão de compras e estoque.
2010
NEUTRALIZAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA
A RL neutraliza as suas emissões de CO² do ano anterior através da compra de créditos de carbono social.
2011
PARCERIA POLI-USP
Início da parceria com a POLI-USP, que teve como objetivo realizar ACV – Análise de Ciclo de Vida de nossos químicos.
Sérgio Vacaro conta os detalhes de como transformou um pequeno fundo de comércio endividado em uma das empresas de limpeza profissional mais respeitadas do país.
Descubra o valor da Limpeza 360°
Queremos te ouvir para propor uma solução completa de limpeza profissional: eficaz, econômica e sustentável.