Os 12 Princípios da Limpeza Sustentável são práticas que você pode aplicar em seus processos de limpeza para contribuir para a preservação do meio ambiente e para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas.
A RL é uma empresa que, ao longo de seus 45 anos de história, tem se dedicado a promover produtos e métodos que contribuam para a redução do impacto da limpeza no meio ambiente. Além disso, incentiva seus parceiros a adotarem processos de limpeza mais eficientes e sustentáveis, que não comprometam a saúde e o bem-estar das pessoas.
Para compartilhar toda essa experiência e conhecimento, a RL criou os 12 Princípios da Limpeza Sustentável, um guia essencial para empresas e profissionais que desejam tornar a limpeza e a higiene aliadas para a construção de um futuro mais sustentável.
O que são os 12 Princípios da Limpeza Sustentável da RL Higiene?
Os 12 Princípios da Limpeza Sustentável da RL foram criados com base nos 15 Caminhos para a Sustentabilidade do Instituto Akatu, que sugerem mudanças na forma de produzir, consumir, operar, gerir e compartilhar valores pelas empresas.
Esses princípios visam promover a saúde e o bem-estar com o mínimo uso de recursos e o menor impacto nas pessoas e ambientes, tornando a limpeza uma atividade mais consciente e responsável.
Os 12 Princípios da Limpeza Sustentável da RL abrangem aspectos importantes como a redução do uso de água e insumos, a escolha de produtos mais eficientes e menos impactantes, a valorização dos profissionais envolvidos na limpeza e a implementação de práticas que promovam a sustentabilidade em todas as etapas do processo de limpeza.
Com esses princípios, a RL busca contribuir para a construção de um mundo mais consciente e sustentável, em que a limpeza e a higiene sejam aliadas para o bem-estar das pessoas e do planeta.
Quais são os 12 Princípios da Limpeza Sustentável da RL Higiene?
Com base nesses princípios, é possível adotar práticas mais conscientes e eficientes, que contribuem para a preservação do meio ambiente e para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas. Para saber mais sobre como a limpeza pode ser mais sustentável, confira os princípios da RL e comece já a transformar a sua forma de limpar:
- Deixe a sujeira lá fora
Crie barreiras com tapetes na entrada e lave as mãos ao chegar.
- Incentive o protagonismo
Cada um deve manter limpos seu espaço de trabalho e objetos pessoais.
- Combata a sujeira invisível
Filtros sujos, superfícies infectadas e contaminação cruzada causam danos à saúde.
- Fuja do improviso
Adote rotinas estruturadas e faça a gestão dos processos de limpeza.
- Capacite sua equipe
Promova o treinamento dos operadores para uso correto de produtos e equipamentos.
- Humanize o trabalho
Ofereça condições dignas aos operadores de limpeza com EPIs e ferramentas adequadas.
- Adote produtos profissionais
São mais simples, concentrados, versáteis e produtivos para a operação.
- Escolha o durável e de alto rendimento
O barato sai caro: use produtos, ferramentas e equipamentos de boa qualidade.
- Prefira itens certificados
Produtos que causam menor impacto ao ambiente, usuários e operadores.
- Elimine os desperdícios
Poupe insumos e garanta a diluição correta dos produtos.
- Economize água
Implemente a limpeza úmida ou seca.
- Promova o consumo consciente
Busque colaboração e engajamento: todos são responsáveis. Consumir de forma consciente gera economia no bolso, melhora a produtividade e promove a sustentabilidade.
Por que seguir os princípios em meus processos de limpeza?
Para adotar práticas de limpeza sustentável é essencial reduzir o impacto negativo das atividades de limpeza no meio ambiente e na saúde das pessoas.
Os 12 Princípios da Limpeza Sustentável foram criados para ajudar empresas e profissionais a realizar processos de limpeza de forma sustentável com o mínimo uso de recursos e o menor impacto nas pessoas e ambientes. Ao seguir esses princípios, você está realizando seus processos de limpeza de forma eficiente e responsável.
Com eles, é possível criar uma rotina estruturada, adotando medidas para combater a sujeira invisível e eliminar desperdícios. Além disso, você pode capacitar sua equipe para uso correto de produtos e equipamentos, promover melhores condições aos operadores de limpeza, utilizar produtos profissionais, certificados e duráveis, além de economizar e promover o consumo consciente.
Com isso, é possível reduzir o impacto negativo da limpeza no meio ambiente e promover a saúde e o bem-estar das pessoas.