A covid-19 despertou a consciência para a importância de lavar as mãos corretamente e com mais frequência do que o habitual. Mas você já se perguntou qual o melhor método enxugar as mãos?
Secar as mãos é importante porque a pele úmida fornece um ambiente hospitaleiro para microrganismos e, como resultado, pode aumentar a probabilidade de contaminação. Em ambientes públicos e profissionais, encontramos dois métodos mais adotados: toalhas descartáveis de papel e secadores elétricos de ar para as mãos.
Sabemos que as toalhas de papel são seguras, principalmente por serem utilizadas uma única vez e descartadas logo após o uso. Mas será que os secadores de ar para as mãos são tão higiênicos quanto as toalhas de papel? Um dos primeiros estudos sobre o tema descobriu que secadores de ar para as mãos lançavam agentes patogênicos em um raio de até três metros, como demonstra o gráfico abaixo:
O que as pesquisas julgam ser o melhor método para enxugar mãos?
Segundo a University of Westminster, o número de patógenos presentes nas mãos diminui, em média, 58% ao usar papel para secar as mãos e é aumentado em 255% ao usar secadores de ar quente. O estudo demonstra ainda que as toalhas de papel removem os agentes patogênicos juntamente com a água através da absorção. Usando secadores de ar quente, havia uma mistura de bactérias transitórias após a secagem que permanecem nas mãos, pois não são absorvidas.
O dado é confirmado em outro estudo ao revelar que “possíveis patógenos e esporos” poderiam ser “dispersos pelos edifícios e depositados nas mãos pelos secadores de ar”. Os agentes patogênicos são também espalhados pelo ambiente. Você pode conferir os resultados dessa dispersão neste gráfico:
Por que lavar a mão previne contra a infecção de Covid-19?
O vírus pode sobreviver em superfícies por várias horas, portanto, quando tocamos em uma superfície contaminada e, em seguida, tocamos no rosto ou em outras partes do corpo, podemos facilmente contrair o vírus. A lavagem das mãos ajuda a eliminar os germes que podem estar presentes em nossas mãos e reduzir o risco de transmissão do vírus. Isso é especialmente importante em locais públicos ou onde há grande circulação de pessoas.
Lavar as mãos também é importante para proteger os outros ao nosso redor. Mesmo que não apresentemos sintomas da COVID-19, podemos estar carregando o vírus e, sem saber, transmiti-lo para outras pessoas. A lavagem correta das mãos é uma medida simples, mas eficaz, para reduzir a transmissão do vírus e proteger a nossa comunidade. Por isso, é fundamental que todos adotem essa prática como parte da rotina diária de higiene pessoal durante a pandemia.
Qual o melhor método de desinfecção contra a Covid-19?
Com a pandemia, uma série de novos aparatos começa a fazer parte da nossa realidade cotidiana prometendo proteção contra o coronavírus. Entre eles, equipamentos e métodos que impressionam pela estrutura e tecnologia.
Mas será que eles funcionam? Ou podem até trazer mais riscos para a saúde? As dúvidas são muitas e em entrevista exclusiva para a RL Higiene, Ely Fonseca, sócio-diretor da Oleak, fabricante de químicos profissionais para limpeza e higiene, traz esclarecimentos valiosos. Leia mais em nosso artigo.