Para nós, sustentabilidade é mais do que uma palavra. O valor da limpeza é parte da nossa cultura diária, da nossa visão, algo que permeia nossas decisões e relações institucionais.
Criado pela RL Higiene, o conceito de Limpeza Sustentável* define a limpeza como aquela capaz de proteger a saúde das pessoas que fazem uso dos edifícios comerciais, escolas, indústrias, hospitais, restaurantes, etc. e das que operam a sua limpeza. A ideia, portanto, é utilizar a menor quantidade possível de recursos materiais, garantindo o mínimo e adequado descarte na natureza.
Na prática, isso significa:
Reduzir – o consumo de produtos, de água, energia, embalagem e transportes; o descarte e a quantidade de lixo; as emissões de CO2; os desperdícios, de forma geral.
Aumentar – a economia; a segurança dos operadores e do público geral; a conscientização dos usuários; a capacitação e humanização dos operadores de limpeza; o protagonismo dos gestores.
Baixe nosso ebook sobre limpeza em hospitais
Desde a redução e compensação de emissão do carbono até parcerias para logística reversa, que acompanham a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) e ao mesmo tempo estimulam a inclusão social, a RL segue tendo a sustentabilidade como compromisso.
Em 2008, a RL foi a primeira empresa da América do Sul a comercializar papéis toalha com o certificado FSC – Forest Stewardship Council, garantindo o uso de matéria prima produzida com consciência ambiental. Além disso, a RL também trabalha com a produção e distribuição de cartazes para conscientização sobre o uso adequado dos produtos e recursos.
Limpeza: um valor absoluto
A RL encara a limpeza e a higiene profissional com responsabilidade e seriedade, alinhada a conceitos internacionais como os de Toni D’Andrea. Arquiteto graduado na Politecnico di Milano (Milan Technical Univesity) e com mestrado em liderança internacional pela SDA Bocconi University (Milão), D’Andrea tem uma relação sólida e longa com a limpeza profissional.
Ao longo dos últimos 10 anos, desenvolveu a plataforma internacional de comércio justo Pulire, que tornou-se um sistema de comércio integrado com a indústria de limpeza profissional. Durante anos, ele tem trabalhado para construir relações estratégicas entre os global players no setor de limpeza.
Quando vistas através de lentes mais profundas e analíticas, LIMPEZA e LIMPO são palavras que representam um binômio de valores essenciais na sociedade civil, dois fatores definitivos: elas expressam o processo e o resultado.
Entretanto, LIMPEZA e LIMPO também representam, sob outra perspectiva, o simbólico e o emocional, um lugar para a reflexão do estado social, da condição humana e, numa interpretação alternativa, sobre os valores morais que determinam o senso de igualdade, justiça e dignidade dos seres humanos.
(Toni D’Andrea, na palestra Limpeza como valor absoluto)
*O conceito Limpeza Sustentável foi criado pela RL Higiene e não deve ser utilizado sem a devida citação da fonte.