A RL Higiene marcou presença no Congresso ABRAFAC 2020 com o painel “O valor da limpeza no pós-pandemia”. Na abertura da apresentação, que contou com a participação de especialistas da RL, o diretor-geral Ricardo Vacaro destacou aspectos fundamentais da limpeza profissional, que devem ser ainda mais valorizados no pós-pandemia:
- Limpeza é cuidar da saúde. Adotar boas práticas de limpeza protege as pessoas, o patrimônio e também a economia de uma empresa. “Ambientes limpos e livres de riscos de contaminação contribuem para a diminuição do absenteísmo, o que impacta diretamente na produtividade e também nos resultados financeiros de uma empresa”, destaca Ricardo.
- Comunicar deve ser prioridade. Não basta estar limpo, tem que mostrar que estar limpo. O esforço não só de fazer o correto, mas comunicar o que está fazendo. “Cabe ao profissional de facilities mapear os riscos, estabelecer os procedimentos corretos e comunicar o que está sendo feito para seus públicos”, ressalta Ricardo.
- Protagonismo individual. “O usuário é parte da solução. Primeiro não sujando, segundo sendo convidado a limpar o seu espaço de trabalho muitas vezes. Isso não deve ser uma vergonha, deve ser uma cultura, como acontece no Oriente, por exemplo”, destaca Ricardo.
- Capacitação dos operadores. É fundamental no processo de limpeza. Exigir um alto grau de capacitação, oferecendo treinamento adequado e contínuo aos operadores, impacta os resultados e ajuda no desenvolvimento social e humano, ao valorizar o trabalho desses profissionais.
Assista às apresentações da ABRAFAC completas
O painel contou ainda com as apresentações dos especialistas Caroline Racz Cintra, com dicas de boas práticas de limpeza para escritórios; Edjane Silva, sobre a importância do protagonismo na limpeza, com participação e colaboração de todos para ambientes mais limpos e saudáveis.
Boas práticas na limpeza em escritórios, por Caroline Racz Cintra
Protagonismo na higiene e limpeza em tempos de pandemia, por Edjane Silva
Os contratos de limpeza vão mudar. Escopos do trabalho e SLAs já estão sendo revistos e novas formas de garantir um serviço adequado vão ser necessárias. É preciso trabalhar em parceria com o RH e correlacionar o impacto da limpeza nos resultados, como diminuição de absenteísmo e o aumento da produtividade. Estabelecer métodos eficazes para medir a limpeza, que demonstrem com transparência e precisão que os locais estão verdadeiramente limpos.