O “duplo apagão” de crise hídrica e de energia para o qual o Brasil se encaminha pode trazer boas reflexões sobre a questão do desperdício. Flávio A. Picchi, vice-presidente do Lean Institute Brasil, aponta conceitos indispensáveis para a implementação do sistema Lean.
Um aspecto pouco abordado é forma intensa com que reagimos aos desperdícios nos momentos de crise, versus a maneira mais condescendente com que convivemos com esses mesmos desperdícios no cotidiano quando as crises não estão tão aparentes.
No caso da crise hídrica no Brasil, vemos a mídia frequentemente denunciando vazamentos de água, cidadãos reclamando de vizinhos que removem folhas da calçada usando mangueiras, pais chamando a atenção de seus filhos que deixam a torneira aberta ou que não apagam a luz, especialistas apontando inúmeras soluções que poderiam já ter sido adotadas há muitos anos.
Mas quando a chuva faz “subir um pouco o Cantareira”, o assunto parece sumir das manchetes e da preocupação das pessoas, como se tudo já estivesse resolvido. A impressão que fica é a de que tudo isso é encarado como “normal” em períodos em que a “crise” não está assim tão evidente na pauta do dia.
A crise hídrica no Brasil só ganha atenção quando os efeitos dos desperdícios começam a ficar irreversíveis
A crença de que os recursos são ilimitados ou de que uma crise jamais vai nos atingir fez com que, por décadas, as necessárias mudanças de atitude e o planejamento de mudanças estruturais ficassem em segundo plano, recebendo mais atenção somente nos momentos de crise.
As “crises”, no entanto, mesmo quando não estão expostas, fica latentes, pois são geradas pelo acúmulo irresponsável de desperdícios e falta de atitude em eliminá-los.
Esse fenômeno também ocorre nas empresas, locais em que há desperdícios de todo tipo de recurso, não só ambiental, mas também perdas de matéria-prima, de espaço, de produtividade, de oportunidades de mercado, de inteligência das pessoas etc.
Como reagir frente aos desperdícios quando uma crise não está evidente, como foi o caso da hídrica no Brasil?
Já sabemos como a maioria das companhias reage em momentos de crises econômicas. Elas criam, por exemplo, “brigadas” pontuais para busca de desperdícios que, muitas vezes, resultam em cortes indiscriminados de custos.
Mas será que essas empresas também são, no dia a dia, “implacáveis” com os desperdícios? Como se estivessem em crise “todos os dias”? Ou também, como nos exemplos anteriores, encaram como “normais” e convivem com desperdícios que vão gerar crises futuras?
Pois essa é a essência do lean: incorporar ao sistema cotidiano de trabalho da organização a eliminação do que não agrega valor, tornando isso um hábito para todos. Muitas empresas já fizeram diversos avanços na implementação do sistema lean, mas ainda estão longe de atingir esse estágio de combate cotidiano ao desperdício.
Conceitos básicos para se atingir esse objetivo:
Aponto abaixo seis conceitos básicos que precisam ser muito bem praticados conjuntamente para se atingir esse objetivo:
Metas desafiadoras
James Womack e Daniel Jones, desde o pioneiro livro “A mentalidade enxuta nas empresas”, já aconselhavam que, para iniciar a jornada lean na empresa, a liderança deve “criar uma crise”, caso ela já não exista, estabelecendo metas ousadas.
Isso porque metas desafiadoras, quando são corretamente desdobradas pelo hoshin kanri para toda a organização, mobilizam as pessoas contra os desperdícios, sendo o motor de todo esse processo.
Fluxos simples
Muitos desperdícios exigem mudanças sistêmicas, redesenho de processos, de fluxos de materiais e informações, de layout etc. O ataque a esses “macrodesperdícios” deve ser conduzido pela gerência, com a participação de toda a equipe, utilizando, dentre outras ferramentas, o mapeamento de fluxo de valor. Sem um processo simples em fluxo os grandes desperdícios ficam escondidos.
Trabalho padronizado
Muitos dizem que o diabo mora nos detalhes. Pois o desperdício “micro” ou seja, aquele que ocorre nos níveis das operações simples e dos movimentos dos operadores é tão impactante nos resultados quanto os desperdícios que acontecem no nível “macro”.
Para esse combate, são necessários a total participação do pessoal de operação, o conhecimento técnico e a utilização de ferramentas, como estudos de movimento, desenhos de estações de trabalho, entrega de materiais no ponto de uso, entre outros.
Exposição e solução de problemas na base
A explicitação do que é normal por metas claras, fluxos simples, trabalho padronizado e gestão visual possibilita a rápida identificação do que é anormal. Isso deve desencadear a solução de problemas na base, através de cadeias de ajuda, reuniões diárias, solução científica de problemas, entre outros. Aqui, é praticada a dinâmica de eliminação de desperdícios diariamente por todos.
Capacitar pessoas:
Todos os processos são realizados e melhorados pelas pessoas, que precisam ser capacitadas, não somente tecnicamente em suas respectivas funções, mas também em ferramentas lean, na solução de problemas e no desenvolvimento de hábitos de identificação e eliminação de desperdícios.
Atitude da liderança
O papel da liderança em todos os níveis é fundamental, do presidente ao líder de equipe, propagando o inconformismo com os desperdícios, participando de caminhadas pelo gemba, apoiando as cadeias de ajuda, desenvolvendo as pessoas como solucionadores de problemas, entre outras atitudes.
Vemos em algumas empresas o erro da aplicação parcial e desconexa de ferramentas lean. Elas aplicam muitos desses conceitos citados, mas de forma insuficiente, desarticulada e, principalmente, sem a incorporação disso tudo a um sistema de gestão.
Dessa forma, essas companhias jamais vão atingir um estágio de combate intransigente e continuado aos desperdícios, feito no dia a dia e por todos, em todas as áreas, o que protegeria a organização em futuras crises.
Não combata os desperdícios somente nas crises, isso é um grande desperdício!Por Flávio A. Picchi – Vice-Presidente do Lean Institute Brasil
A importância de mensurar os resultados da limpeza
A RL reafirmou o desejo de criar conteúdos ricos a fim de destacar boas práticas no mercado, proporcionar um diálogo entre os facilities e mensurar os resultados que comprovam a importância da limpeza para a preservação da saúde das pessoas. A limpeza evoluiu e os benefícios são muito maiores do que imaginávamos.
Temos hoje mais informação, equipamentos e métodos para medir, diagnosticar e reduzir a propagação de doenças, sem falar nos impactos positivos no meio ambiente, na produtividade e no bem-estar das pessoas. Quer saber como transformar limpeza em valor? Preencha o formulário a seguir e baixe o ebook “A Evolução da limpeza”!
Disponíveis nas cores preto, verde, azul, vermelho e amarelo, nossos sacos de lixo facilitam a separação dos resíduos, incentivando a reciclagem e a destinação adequada do lixo.
Ou seja: são uma ótima forma de contribuir com o reaproveitamento de recursos, com a preservação do meio ambiente e com a segurança de todos.
Para uma limpeza mais rápida e eficaz
Com grande capacidade de arraste e retenção, nossos panos descartáveis evitam a contaminação cruzada e tornam a limpeza – leve ou pesada – muito mais rápida.
Altamente resistentes, não soltam fiapos que podem comprometer o processo de limpeza ou danificar equipamentos.
Para uma limpeza mais rápida e eficaz
Com grande capacidade de arraste e retenção, nossos panos descartáveis evitam a contaminação cruzada e tornam a limpeza – leve ou pesada – muito mais rápida.
Altamente resistentes, não soltam fiapos que podem comprometer o processo de limpeza ou danificar equipamentos.
Ergonomia, agilidade e produtividade
É imprescindível que os operadores de limpeza tenham à disposição ferramentas profissionais para que possam se locomover e se organizar da melhor maneira.
Pensando nisso, desenvolvemos equipamentos ergonômicos que ajudam na produtividade e melhor aproveitamento dos movimentos, tornando as operações mais eficientes e seguras.
Alto rendimento e menor descarte de embalagens
Nossa linha de produtos para a limpeza de superfícies é composta por removedores e limpadores superconcentrados.
Isso significa que eles podem ser diluídos de acordo com as recomendações da embalagem e apresentam excelente rendimento, além de gerarem menos resíduos com embalagens.
O protagonismo dos colaboradores na manutenção da saúde
Prático e portátil, o SelfCleaning é uma estação de limpeza que deixa sempre à mão um limpador e panos descartáveis para o colaborador higienizar sua área de trabalho.
Com design exclusivo, ele é fácil de ser transportado e não requer instalação, resultando em uma limpeza simples, rápida e eficiente.
Economia, segurança e sustentabilidade
Nossa linha de químicos para a limpeza de pisos é composta por removedores, desinfetantes, limpadores, detergentes, acabamentos e selantes biodegradáveis.
São produtos superconcentrados que apresentam excelente rendimento, baixo impacto ambiental e eficiência máxima na limpeza de pisos.
Ergonomia, agilidade e produtividade
É imprescindível que os operadores de limpeza tenham à disposição ferramentas profissionais para que possam se locomover e se organizar da melhor maneira.
Pensando nisso, desenvolvemos equipamentos ergonômicos que ajudam na produtividade e melhor aproveitamento dos movimentos, tornando as operações mais eficientes e seguras.
Limpeza profissional elevada a outro nível
Nossas máquinas para limpeza profissional otimizam as atividades de varrer, lavar, aspirar e aplicar produtos nos pisos, com eficiência e agilidade.
A varredeira básica possibilita varrer mais de mil metros quadrados em apenas uma hora, e a lavadora executa todas as etapas da lavagem, aplicando o produto, esfregando e aspirando.
Higiene e saúde caminham juntas
A limpeza e higiene profissional são grandes aliadas do combate a infecções, principalmente em ambientes de saúde, que necessitam de limpeza especializada e direcionada.
Nossa linha de químicos para área da saúde é composta por produtos que seguem as recomendações da ANVISA e têm alto rendimento e biodegradabilidade.
Para uma limpeza mais rápida e eficaz
Com grande capacidade de arraste e retenção, nossos panos descartáveis evitam a contaminação cruzada e tornam a limpeza – leve ou pesada – muito mais rápida.
Altamente resistentes, não soltam fiapos que podem comprometer o processo de limpeza ou danificar equipamentos.
Ergonomia, agilidade e produtividade
É imprescindível que os operadores de limpeza tenham à disposição ferramentas profissionais para que possam se locomover e se organizar da melhor maneira.
Pensando nisso, desenvolvemos equipamentos ergonômicos que ajudam na produtividade e melhor aproveitamento dos movimentos, tornando as operações mais eficientes e seguras.
Economia, segurança dos alimentos e sustentabilidade
Nossa linha de químicos para a limpeza de cozinhas é composta por produtos seguros que seguem as recomendações da ANVISA e têm alta biodegradabilidade.
São produtos superconcentrados que apresentam excelente rendimento, baixo impacto ambiental e eficiência na limpeza de ambientes que têm contato com alimentos.
Economia, segurança e sustentabilidade
Nossa linha de químicos para a limpeza industrial é composta por produtos seguros que seguem as recomendações da ANVISA e têm alta biodegradabilidade.
São produtos superconcentrados que apresentam excelente rendimento, baixo impacto ambiental e eficiência na limpeza de ambientes industriais.
A higienização ao alcance de todos
Para evitar a contaminação em ambientes compartilhados, desenvolvemos duas estações de higienização.
Uma delas é a estação de higienização das mãos com álcool gel 70°, com design inovador e ativação por sensores, dispensando o uso das mãos ou dos pés para o acionamento. Ela regula a dosagem do produto, garantindo a quantidade correta e sem desperdícios.
Já a estação para limpeza de áreas de trabalho traz lenços umedecidos prontos para desinfetar mesas, teclados e outros objetos do dia a dia, mantendo o ambiente de trabalho limpo de acordo com a necessidade de cada usuário.
Para uma limpeza mais rápida e eficaz
Com grande capacidade de arraste e retenção, nossos panos descartáveis evitam a contaminação cruzada e tornam a limpeza – leve ou pesada – muito mais rápida.
Altamente resistentes, não soltam fiapos que podem comprometer o processo de limpeza ou danificar equipamentos.
Ergonomia, agilidade e produtividade
É imprescindível que os operadores de limpeza tenham à disposição ferramentas profissionais para que possam se locomover e se organizar da melhor maneira.
Pensando nisso, desenvolvemos equipamentos ergonômicos que ajudam na produtividade e melhor aproveitamento dos movimentos, tornando as operações mais eficientes e seguras.
Limpeza profissional elevada a outro nível
Nossas máquinas para limpeza profissional otimizam as atividades de varrer, lavar, aspirar e aplicar produtos nos pisos, com eficiência e agilidade.
A varredeira básica possibilita varrer mais de mil metros quadrados em apenas uma hora, e a lavadora executa todas as etapas da lavagem, aplicando o produto, esfregando e aspirando.
Leve, fácil de operar e com design compacto
Nossa linha de dispensers para papéis e sabonetes é versátil e tem opções que combinam com qualquer ambiente.
Além disso, apresentam uma boa capacidade de armazenamento, evitando desabastecimento e trocas constantes.
Compactos e com alto poder de absorção
Disponíveis em apresentações de rolo ou interfolhados, nossas linhas de papéis-toalha e higiênicos profissionais vão tornar sua operação mais eficiente e econômica.
Os papéis são compactos e embalados em caixas com grande capacidade de armazenagem, facilitando o estoque, e duram por muito mais tempo.
Mãos limpas e higienizadas sem agredir a pele
Nossa linha de sabonetes e álcoois para a higiene das mãos está disponível em apresentações líquida, spray e espuma, em embalagens em formatos refil ou bombonas.
Adaptáveis a diversas realidades e espaços, nossos sanitizantes protegem a pele, têm aroma e textura suave e não agridem as mãos.
Cuidamos da sua saúde e do seu sorriso
Nossa linha para saúde bucal conta com dispensers automáticos de fio dental com 500 metros e de antisséptico bucal de 1 litro.
Além disso, inclui luvas e copos plásticos de tamanhos variados para facilitar a aplicação dos produtos e o cuidado com a higienização oral.
Cheirinho agradável a qualquer hora do dia
Um ambiente higienizado é essencial para garantir a saúde e o bem-estar das pessoas. Melhor ainda quando ele tem um odor agradável.
Ofereça uma boa experiência olfativa aos seus clientes, parceiros e colaboradores com nosso odorizador automático para banheiros.
Leve, fácil de operar e com design compacto
Nossa linha de dispensers para papéis e sabonetes é versátil e tem opções que combinam com qualquer ambiente.
Além disso, apresentam uma boa capacidade de armazenamento, evitando desabastecimento e trocas constantes.
Mãos higienizadas sem agredir a pele
Nossa linha de álcoois para a higiene das mãos está disponível em apresentações líquida, spray e espuma, em embalagens em formatos refil ou bombonas.
Adaptáveis a diversas realidades e espaços, nossos sanitizantes protegem a pele, têm aroma e textura suave e não agridem as mãos.
Remova graxas, óleos e tintas sem agredir a pele
O processo de limpeza de sujidades mais difíceis de remover não precisa ser demorado ou doloroso.
Nossos desengraxantes removem graxa, tintas, óleos e vernizes das mãos e braços com facilidade, sem precisar esfregar e sem agredir a pele.
Economia, segurança e sustentabilidade
Nossa linha de químicos para lavanderias é composta por produtos seguros que seguem as recomendações da ANVISA e têm alta biodegradabilidade.
São produtos superconcentrados que apresentam excelente rendimento, baixo impacto ambiental e eficiência na limpeza.
Economia, segurança e sustentabilidade
Nossa linha de químicos para a limpeza de superfícies é composta por removedores e limpadores que seguem as recomendações da ANVISA e têm alta biodegradabilidade.
São produtos superconcentrados que apresentam excelente rendimento, baixo impacto ambiental e eficiência máxima na limpeza de superfícies.