A limpeza sustentável e a agenda ESG integram questões ambientais, sociais e de governança, atentando-se à adoção de práticas que impactem positivamente o ambiente de trabalho e a sustentabilidade corporativa.
A complexidade das cadeias de suprimentos torna a gestão de fornecedores, a logística e a coordenação de processos cada vez mais desafiadoras. Soma-se a isso a necessidade de implementação da agenda ESG, elemento que vem norteando as decisões de stakeholders de empresas de diversos segmentos.
O acrônimo em inglês para Ambiental, Social e Governança já é assunto debatido há alguns anos, mas em 2023, com mudanças climáticas e urgências sociais em pauta, a necessidade de implementação de práticas sustentáveis vem sendo discutida de maneira ainda mais incisiva.
A adoção de práticas mais sustentáveis, especialmente da limpeza profissional, geram benefícios que vão além da redução de custos: elas ajudam a reduzir o absenteísmo, aumentar o bem-estar dos colaboradores e a otimizar processos.
Limpeza profissional sustentável e ESG
Optar pela evolução em todo o processo de limpeza por meio de uma metodologia que preserve o ambiente e colabore para o benefício da comunidade é uma excelente maneira de gerar impacto positivo e obter resultados satisfatórios com o ESG.
A utilização de produtos e equipamentos de limpeza energeticamente eficientes, práticas que minimizem o desperdício e produtos concentrados, embalagens recicláveis ou reutilizáveis, são atitudes que contribuem para a gestão sustentável dos recursos naturais.
Dessa forma, os profissionais de compras devem ser capazes de avaliar e selecionar produtos de limpeza que atendam a padrões sustentáveis, por meio da análise de ingredientes, embalagens e processos de fabricação. Além disso, os profissionais de compras podem se aliar aos times de facilities para a promoção de programas de treinamento e conscientização sobre práticas sustentáveis de higienização.
Benefícios da limpeza profissional sustentável
A limpeza profissional sustentável é capaz de gerar uma série de benefícios tanto para a empresa quanto para a sociedade. Listamos abaixo as principais vantagens de aprimorar os processos atuais e garantir mais saúde e economia sem deixar de lado aspectos sociais e de governança:
Menor desperdício e recompra
Ao adotar práticas sustentáveis, os profissionais de compras precisam considerar o custo-benefício a longo prazo. Investir em produtos e práticas sustentáveis pode gerar economia ao longo do tempo, aumentar o intervalo entre compras, além de fortalecer a reputação da organização.
Economia de insumos e menos resíduos
Produtos concentrados rendem mais e ainda garantem economia de água. Além disso, as práticas sustentáveis geram mais economia de energia elétrica e resíduos, como embalagens e emissão de gases poluentes.
Menor absenteísmo dos colaboradores
Ambientes mais limpos aumentam o bem-estar dos colaboradores em geral, uma vez que diminuem alergias, gripes e outros problemas de saúde. Além disso, ferramentas ergonômicas e produtos atóxicos contribuem diretamente para o bem-estar dos colaboradores de limpeza, diminuindo o absenteísmo e o abandono de emprego.
Redução de Riscos
A gestão sustentável de resíduos e a escolha de produtos de limpeza menos tóxicos ajudam a reduzir riscos ambientais e de saúde. Este é mais um fator alinhado às considerações ambientais e sociais da agenda ESG.
Inovação Sustentável
Empresas que buscam inovação sustentável na limpeza profissional podem encontrar oportunidades de negócios que vão além da conformidade regulatória. Isso contribui para a adaptação contínua e para o componente de inovação da governança.
Por onde começar a implementar a limpeza profissional sustentável?
Existem 12 princípios da limpeza sustentável que as empresas podem aplicar em seus processos para contribuir para a preservação do meio ambiente e para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas.
Entre eles, estão a capacitação da equipe, a humanização do trabalho e o consumo consciente. Abaixo, há atividades práticas que auxiliam a área de compras a iniciar a limpeza profissional sustentável.
Seleção de fornecedores com base em sustentabilidade
O primeiro passo para adotar a limpeza profissional sustentável é a seleção de fornecedores capazes de fazer um diagnóstico para otimizar processos. Mas para uma cadeia de suprimentos realmente alinhada à agenda ESG, é necessário certificar que cada fornecedor tenha, ele mesmo, processos transparentes, bem como compensação de resíduos e preocupação com a minimização de gases prejudiciais ao ambiente.
Educação e conscientização
A implementação de uma agenda ESG requer um entendimento profundo do impacto ambiental, social e de governança nas operações de negócios. Se os executivos não foram devidamente educados sobre os benefícios tangíveis e intangíveis da sustentabilidade, podem hesitar em adotar práticas ESG.
Inovação e colaboração com fornecedores
Para avançar na sustentabilidade, os profissionais de compras precisam incentivar a inovação e colaboração com fornecedores. Isso pode incluir o desenvolvimento conjunto de práticas mais sustentáveis, a busca por novas tecnologias e materiais ecologicamente corretos, e a promoção de cadeias de suprimentos circulares.
Relatórios transparentes e prestação de contas
À medida que a transparência se torna um valor fundamental, as empresas estão cada vez mais obrigadas a relatar suas práticas sustentáveis. Os profissionais de compras desempenham um importante papel na coleta e avaliação de dados relevantes para relatórios mais transparentes, capazes de demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Educação e sensibilização interna
Integrar a sustentabilidade na área de compras muitas vezes requer uma mudança cultural dentro da organização. Isso inclui educar e sensibilizar os colaboradores sobre a importância da sustentabilidade, incentivando uma mentalidade voltada para a responsabilidade social e ambiental.
A integração bem-sucedida da sustentabilidade na área de compras exige uma abordagem estratégica, colaboração efetiva com fornecedores e uma compreensão dos impactos ambientais e sociais ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
A limpeza profissional sustentável pode ser a porta de entrada para a agenda ESG, por abordar diretamente aspectos ambientais, sociais e de governança nas operações de uma empresa.
Além disso, o cuidado com a limpeza nos espaços de trabalho não deve focar somente na higienização dos ambientes e superfícies. Há uma necessidade da participação ativa das pessoas, por meio de transformação de processos e realização de campanhas de conscientização. E o setor de compras pode auxiliar a aprimorar práticas e a engajar a comunidade em direção à agenda ESG.