RL Higiene leva reunião do Grupas à Allianz Arena e escala especialistas de facilities para responder à pergunta: como reduzir custos de limpeza em tempos de crise?
Numa manhã do fim do ano de 1989, uma visita inusitada aconteceu à primeira sede da RL Higiene. Era o então novato treinador Emerson Leão que estava à procura do fundador da RL, Sérgio Vacaro. Ele queria pedir emprestados os campos de futebol do clube que presidia para a realização da pré-temporada do Palmeiras. O pedido foi aceito.
Passados 25 anos, foi a vez da RL Higiene procurar território alviverde. No Allianz, aconteceu mais um encontro do GRUPAS, Grupo de Gestores de Facilities, entidade que completou 30 anos e tem como objetivo promover a troca de conhecimento e de boas práticas de limpeza entre os profissionais de facilities.
No Allianz, o Grupa trouxe facilities para centro e discutiu limpeza e crise
Se no ano passado o governo participou do evento através da Vice-Prefeita de São Paulo, Nadia Campeão, que, às vésperas da Copa do Mundo e no auge da excitação que a antecedeu, detalhou o funcionamento da cidade durante o evento -, desta vez ele teve apenas um papel: o de vilão. Ou melhor: o de principal responsável pela crise que assola o país. Assim, a conversa da edição deste ano não poderia fugir disso.
Por isso os debates giraram em torno do tema A crise econômica e o Facilities Manager – Como reduzir custos de maneira inteligente. Para enriquecer a discussão, seis profissionais de facilities que foram convidados a falar. Todos eles foram recentemente reconhecidos por histórias de sucesso em seus setores. Um grupo bastante heterogêneo entre si, com algo em comum. Todos encontraram maneiras inteligentes de driblar a crise.
O evento
O presidente do GRUPAS, Bernardino Costa, deu boas-vindas aos convidados. Ressaltando a grandeza do evento, que pela primeira vez acontecia em um estádio, passou a palavra para Eduardo Rigotto, facility da Allianz Arena. O profissional fez as honras da casa ao dar o real significado do nome “multiuso” atribuído a ela. A versatilidade dos eventos, que vão de festas de gamers até jogos de futebol, passando por mega shows e reuniões, exige uma infraestrutura e capacidade de organização que só a Allianz tem no Brasil hoje.
Antes dos painéis, Ricardo Vacaro, diretor da RL Higiene introduziu o conceito de Valor da Limpeza. Vacaro também mostrou que saúde e produtividade estão diretamente ligadas à higiene e limpeza. Os painéis foram curtos para privilegiar o debate. Ligia Soares, da Pfizer Brasil, deu a receita de como recriou o restaurante da unidade de Itapevi. Hoje a unidade atende todos os níveis da companhia, com excelência e aprovação de 99,9% dos frequentadores. E melhor: isso tudo sem impacto no custo.
Cases de sucesso
Reduzir 56% do seu consumo de água é coisa para poucos. Vladimir de Almeida encantou os espectadores contando como conseguiu esse feito na unidade da CESVI Mapfre, onde é responsável por facilities. Por sua vez, Gabriel Lenzi deu números grandes ao debate. Ele apresentou o método utilizado para economizar R$6 milhões na sua área de facilities. O feito foi atingido com mudanças nos processos das gestões financeira e operacional.
O tema higiene e limpeza também apareceu neste encontro de facilities no Allianz: Luís Henrique Cotrim revelou como a parceria entre o Instituto Mauá de Tecnologia e a RL Higiene priorizou produtos de alta performance aliados a práticas de consumo consciente. Com isso, o instituto economizou 47,5% no orçamento de higiene e limpeza do seu campus principal, em São Caetano do Sul.
Seguindo a mesma receita, Priscila Paixão, da Adidas, mostrou aos colegas de profissão que seu escritório, em Barueri, cortou pela metade o número de folhas utilizadas por pessoa. O número foi atingido após a implantação da solução da RL Higiene, sendo esse um dos motivos para a economia financeira de 17% com higiene pessoal.
Em ambos os casos, a diminuição do consumo de papel levou a uma redução do impacto ambiental. Foi possível calcular o número de árvores que deixaram de ser cortadas, a quantidade de energia economizada e de gases de efeito estufa que não foram emitidos.
Opiniões e entrevistas
Andréa Vaine, presidente do GAS – Grupo de Administradores de Serviços – também abordou as operações de limpeza e conservação de ambiente. Seu case junto ao Hospital Israelita Albert Einstein teve como principais fundamentos a atenção aos mínimos detalhes e a busca por tecnologia e capacitação de pessoas fazendo com que ela projetasse uma redução agressiva de custos através uso da tecnologia e mudança dos processos.
Entrevistado depois do evento, Ricardo Vacaro se mostrou satisfeito. “Além de ficarmos muito satisfeitos com a presença maciça do público de quase 200 pessoas, o ponto alto, foi de fato, a altíssima qualidade das apresentações. Elas mostraram até mais do que o tema do evento prometia, ou seja, além de reduções inteligentes de custos, os cases se mostraram geradores de valor para as suas organizações”.
Já Bernardino Costa exaltou a parceria com a RL. “Um dos aspectos fundamentais que contribuíram para o GRUPAS chegar onde chegou é o apoio e confiança com o qual nossos parceiros têm nos distinguido. E assim é com a RL Higiene, onde nossa parceria é definida como uma cumplicidade focada no sucesso de nossas reuniões.”
A importância de mensurar os resultados da limpeza pós-pandemia
A RL reafirmou o desejo de criar conteúdos ricos a fim de destacar boas práticas no mercado, proporcionar um diálogo entre os facilities e mensurar os resultados que comprovam a importância da limpeza para a preservação da saúde das pessoas. Nesse período pandêmico, a limpeza evoluiu e os benefícios são muito maiores do que imaginávamos.
Temos hoje mais informação, equipamentos e métodos para medir, diagnosticar e reduzir a propagação de doenças, sem falar nos impactos positivos no meio ambiente, na produtividade e no bem-estar das pessoas. Quer saber como transformar limpeza em valor? Preencha o formulário a seguir e baixe o ebook “A Evolução da limpeza”!