O Fórum RL de Escolas foi criado para diminuir a distância entre os gestores de instituições de ensino, promover networking, higiene e boas práticas de gestão em tudo que abrange o universo facilities.
Menos de dois anos depois de sua versão piloto, ele aconteceu pela quarta vez, mesclando um público já habitual com algumas caras novas e se firmando com o principal evento para gestores de escolas.
Depois de ser sediado pelos colégios Santa Cruz, Dante Alighieri e Liceu Pasteur, desta vez o evento mudou de cenário. Não havia crianças correndo entre os convidados e nem sirenes decretando início e término de aula durante as palestras.
Quem recebeu a 4ª edição do Fórum foi o majestoso Edifício Cultura Inglesa, em Pinheiros, nesta última terça, dia 24 de abril. O edifício briga a sede da Cultura Inglesa, parceira de longa data da RL Higiene, além do Consulado Britânico, Câmara do Comércio Britânico, BBC Rádio e TV, British Council e o BCC.
Depois de uma breve abertura da RL Higiene, na qual foram expostos os conceitos do Valor da Limpeza, o anfitrião Jerson Souza, gestor de facilities da Cultura Inglesa, revisitou a história da instituição no país e fez um raio-x da sua área, responsável pela administração de 44 filiais (SP e SC), que atendem 77 mil alunos, com mais de 800 funcionários.
Higiene, cuidado e compromisso – qual foi a proposta do quarto Fórum de Escolas?
O Fórum de Escolas reúne instituições dos mais variados tipos, de diferentes tamanhos, métodos de ensino, visões de mundo, níveis de renda, escolas de idioma, escolas para adultos, etc.
Apesar disso, todas têm algo em comum: cuidam de pessoas, a maioria de crianças, cujos pais são exigentes e têm, além de um bom projeto pedagógico, o conforto como premissa básica na hora de escolher entre uma escola e outra. Isso faz com que a manutenção das instalações e higiene nessas escolas sejam primordiais para o bem-estar de todos e esse foi justamente o tema desta edição do Fórum.
O convidado para falar do assunto foi Alexandre Lara, diretor da A&F Partners Consulting. Ele é figura conhecida entre os facilities por conta de sua longa trajetória na área e também por sua intensa presença em eventos da categoria. O tema de sua palestra foi o Desafio da Manutenção Predial no Setor de Educação.
Ele evocou a frase de Williams Edward Deming – estatístico norte-americano (1900-1993): “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. A partir daí, Lara pontuou a necessidade de sair de uma manutenção corretiva para uma manutenção estratégica, focada na prevenção e que passa pela elaboração de planos de ação, capacitação de pessoas, criação de modelos de acompanhamento e gestão e também de matrizes de responsabilidades.
Tudo isso levando em conta a complexidade e todas as particularidades da estrutura e do dia a dia de uma escola. Lara falou em criar “minhocas positivas” na cabeça dos gestores de escolas a fim de que esses realmente repensassem seus métodos e processos e buscassem melhorias em suas escolas.
Como ter uma Escola Limpa de Verdade?
Baixe nosso e-book preenchendo o formulário abaixo e saiba como implementar a limpeza profissional na sua escola. Veja como métodos de limpeza corretos podem fazer a diferença na valorização da sua instituição de ensino, descubra como a limpeza profissional afeta a saúde, a economia e o meio ambiente nas escolas e tenha acesso a números e cases de outras escolas.