A Santa Casa de Presidente Prudente encontrou na limpeza hospitalar profissional uma maneira de garantir maior segurança aos colaboradores e pacientes e ter uma redução de 18% em seus custos.
A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente é referência em atendimento na região, desempenhando um papel fundamental na saúde pública.
Em agosto de 2022, a instituição chegou a conquistar certificação no programa Closer to Zero, tornando-se a primeira Santa Casa da América Latina a receber tal reconhecimento, que tem como objetivo prevenir e reduzir a incidência de lesões por pressão em pacientes acamados.
Atuação da RL Higiene para reduzir o impacto ambiental na Santa Casa
Para continuar garantindo a segurança de seus colaboradores e pacientes, a Santa Casa de Presidente Prudente procurou a RL para a implementação de uma limpeza hospitalar profissional.
A RL, que já atendia a instituição há mais de 5 anos em tratamento de pisos, prontamente atendeu o pedido da instituição. Em seguida, realizou um estudo de consumo abrangendo descartáveis, químicos e tempo do processo de higienização.
O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da otimização do processo de limpeza implantado. Através dele, a RL pôde identificar os benefícios alcançados em termos de redução de consumo, custos e impacto ambiental.
Qual resultado a Santa Casa obteve com as soluções da RL?
Para reduzir efetivamente o consumo, o hospital começou a usar os papéis Essenz. A linha é uma opção sustentável e eficiente para a limpeza hospitalar, que traz benefícios ambientais, econômicos e operacionais.
A mudança fez o hospital diminuir em 54% o consumo de papel. Como resultado, houve uma economia de cerca de 18% em custo e 30% em descarte de sacos de lixo.
Em higiene de mãos, os sabonetes selecionados pela RL reduziram em cerca de 70% o tempo dedicado pelos colaboradores com abastecimento de dispensers.
Além disso, a RL contribuiu para reduzir a quantidade de produtos químicos de uso diário em 60%. Isso foi possível com a diminuição do mix de produtos de 5 para apenas 2.
Com a mecanização da limpeza houve um aumento de produtividade significativo (75%), dessa forma, apenas um colaborador realiza o cuidado da limpeza dos pisos dos corredores, que antes era desempenhado por quatro funcionários.
Baixe nosso guia gratuito sobre limpeza hospitalar
A limpeza e higienização de ambientes hospitalares, incluindo clínicas, hospitais, farmácias e laboratórios, é uma questão de extrema importância, uma vez que há altos riscos e desafios envolvidos.
A fim de trazer dicas e orientações sobre limpeza hospitalar, nosso guia destaca a importância de procedimentos e o uso de métodos profissionais.
Além disso, essas práticas podem contribuir para a redução da contaminação e promoção de ambientes mais seguros para profissionais e pacientes. Isso garante a qualidade e segurança dos serviços prestados em ambientes hospitalares. Baixe agora: