Como a Emphasys percebeu que economia de não-tecidos e de insumos, como água, energia e gás, é fundamental para a empresa, que busca otimização de processos e um modelo de negócio mais sustentável.
Estabelecida na cidade de Porto Feliz/SP, a cerca de 120km da capital, a Emphasys é uma empresa especializada na comercialização de embalagens de alta tecnologia e qualidade, voltada a pequenas e grandes empresas dos segmentos farmacêutico e cosmético.
Buscando atender a demandas e tendências do mercado farmacêutico no Brasil e no mundo, a Emphasys tinha como principais objetivos o aumento da qualidade dos produtos oferecidos, redução do consumo e padronização dos seus processos.
A parceria com a RL tinha como objetivo a solução da quebra de dispensers e papéis expostos, além da otimização de produtos e de processos.
Resultados na Emphasys reforçam compromisso de reduzir o desperdício
Inicialmente, a abordagem da RL priorizava a família de papéis e panos não tecido, mas um diagnóstico mais completo identificou uma oportunidade de otimização de processos e redução de desperdício ainda mais relevante.
A estimativa inicial era conservadora, e previa 30% de redução de consumo de não-tecido. Entretanto, com a substituição das ferramentas anteriores, a otimização alcançou 72%. Na área de inaladores, por exemplo, o consumo anterior era de:
- 101 unidades de pano em rolo e, após a parceria, caiu para 19 unidades;
- 98 unidades de pano cortado e, após a parceria, caiu para 19 unidades.
Além da redução do desperdício de não-tecidos, o consumo de gás, energia elétrica e água também foram otimizados:
A redução estimada no consumo de gás por ano (convertido em kWh) é de 1308; de energia elétrica, 2411 kWh por ano e de água é de 4800 m³ (também por ano).
Já em relação à produtividade, o aumento de 13% corresponde à otimização do tempo gasto na limpeza: todo o processo é realizado com cerca de 10 minutos a menos. O gasto financeiro também reduziu expressivos 43% e a geração de resíduos caiu 86 kg por mês, o que em um ano representa economia de cerca de 1 tonelada.
“Estamos tendo um feedback muito positivo das colaboradoras que fazem a limpeza. Hoje, com as ferramentas novas, o consumo de não-tecidos caiu muito, assim como o uso do desinfetante de alto nível e até mesmo o tempo de limpeza. Já foram retirados 10 minutos do tempo gasto na limpeza e vamos tentar reduzir mais alguns com o decorrer dos dias. Obrigada pelo treinamento”, declara Tamires Fernanda Lemes Bento, Líder de Produção 1 C na Emphasys.