Em estabelecimentos, os cuidados são ainda mais imprescindíveis neste momento em que vivemos uma pandemia por conta do coronavírus. Saiba como realizar a limpeza de restaurantes.
As orientações de Massilon Miranda, diretor-executivo da unidade HoReCa da RL, nos vídeos a seguir, podem contribuir para a segurança tanto dos clientes como dos funcionários.
Medidas que devem ser adotadas para a proteção dos clientes.
Veja as providências que podem ajudar na tranquilidade de quem frequenta o estabelecimento. Assista:
Medidas para proteger os funcionários.
Os cuidados habituais devem ser redobrados. Confira as orientações importantes que podem contribuir ainda mais para evitar contaminações:
Em um momento como este, as informações corretas são determinantes. Para evitar informações enganosas sobre o coronavírus, acesse: https://saude.gov.br/fakenews e mantenha-se bem informado de verdade.
Abaixo, listamos um resumo das orientações para que você possa seguir como roteiro e implementá-las em seu estabelecimento.
Limpeza de restaurantes ajudando os clientes contra o Coronavírus
- Evite apertos de mãos. Caso não seja possível, lave as mãos imediatamente após o cumprimento.
- Promova a “distância social”: menor número de mesas com espaço de 2 metros entre elas.
- Distribua senhas descartáveis para possibilitar a distância social durante a espera.
- Convide os clientes a lavarem as mãos ou usarem antissépticos alcoólicos (cartazes na porta) sem enxague (gel, spray ou espuma na entrada e na saída).
- Mantenha o ambiente ventilado, pelo menos, duas vezes ao dia por 30 minutos cada.
- Se optar pelo ar-condicionado, faça a manutenção diária e mantenha os filtros limpos.
- Substitua secadores de mãos, que espalham vírus e bactérias no ar, por papel toalha.
- Lixeiras devem ter tampas e não necessitar de abertura com as mãos.
- Nos “buffets”, use vidros para evitar que os clientes respirem acima da comida.
- Avalie a presença de um funcionário para servir a comida evitando que as pessoas toquem nas conchas, colheres e pinças que outros já tocaram.
- Funcionários com sintomas de gripe devem ser afastados para que fiquem em casa, de quarentena.
- Higienize mesas e cadeiras a cada troca de clientes nas mesas com desinfetante a base de peróxido, que não deixa resíduos nem cheiro, e panos descartáveis.
- Higienize cardápios com álcool 70º ou use cardápios descartáveis impressos e comunique as providências no verso para aumentar a segurança dos clientes.
- Oriente garçons a usar os antissépticos alcoólicos sem enxague com frequência e na presença dos clientes.
- Colocar os utensílios (talheres, pratos) à mesa apenas depois que o cliente estiver sentado.
- Orientar os profissionais da cozinha a usar luvas descartáveis para finalizar os pratos em operações manuais.
- Avalie a presença de alguém nos banheiros para desinfetar superfícies que são tocadas com frequência (interruptores, descargas, portas e fechaduras de cabines, torneiras, maçanetas, etc.).
- Comunique essas e outras providências adotadas com cartazes distribuídos pelo ambiente e folhetos entregues aos clientes.
Limpeza de restaurantes ajudando os funcionários contra o Coronavírus
- Orientar os funcionários a usar antissépticos alcoólicos sem enxague como primeira providência ao chegar da rua.
- Ao trocar a roupa que veio da rua, guardá-las em sacos plásticos.
- Antes de assumir seus postos de trabalho, higienizar bem os celulares com álcool 70º e depois lavar as mãos, rosto e nariz, de preferência com sabonetes líquidos, spray ou espuma, com poder antisséptico.
- Não devem tocar olhos, nariz e boca durante o expediente (essas são as portas de entrada do vírus).
- Ventilar bem o ambiente dos vestiários, pelo menos duas vezes ao dia por 30 minutos cada.
- Lixeiras devem todas ter tampa e não necessitar abertura com as mãos.
- Instituir uma rotina firme de todos os funcionários lavarem as mãos antes e depois de ir ao banheiro, a cada mudança de alimento sendo trabalhado, após tocarem o rosto, cabelos ou superfícies potencialmente contaminadas (celulares, por exemplo), ou pelo menos a cada 2 horas.
- Devem conter a tosse ou espirros com a parte de dentro do cotovelo ou em lenços descartáveis e lavar imediatamente as mãos e antebraços por pelo menos 30 segundos.
- Promover distância de 2 metros também na cozinha entre as estações de trabalho, se possível.
- Não permitir que funcionários com síndromes gripais ou febre trabalhem, mesmo que não seja por coronavírus. Deixá-los em casa, de quarentena, pelo tempo indicado pelo médico.
- Devem fazer a lavagem diária dos uniformes.
- Exigir dos funcionários que tomem a vacina contra a gripe, logo que a mesma estiver disponível nos postos de saúde.
- Comunicar essas e outras providências adotadas, via cartazes ou folhetos, para que os funcionários entendam as mudanças e se sintam mais protegidos.