Escritório da Adidas bate recorde em modalidade que adotou recentemente: economia de papel. Confira esse case de sucesso!
Essa matéria foi publicada na Revista Infra. Confira a íntegra da matéria ou leia no site da revista (apenas para assinantes).
As três listras mais famosas do mundo remetem à excelência no fornecimento de material esportivo e moda casual. Você as vê vestindo desde lendas do esporte mundial até seus colegas de trabalho que participam de corridas pela cidade e mal imagina a estrutura por trás do império chamado Adidas. É preciso dizer que sua busca por excelência não poderia ficar restrita à esfera esportiva e que seus colaboradores em São Paulo seguem uma filosofia parecida com a de seus atletas: a busca pelo alto desempenho, independentemente dos obstáculos que podem aparecer.
É o caso da área de facilities, que gerencia os serviços prestados dentro da organização, ou seja, administram o funcionamento das instalações e visam o bem-estar de muita gente que trabalha por lá. Esse setor da Adidas atua em três frentes: nas 62 lojas espalhadas pelo Brasil; no galpão de 39 mil m² em Embu das Artes; e no escritório matriz, em Barueri, onde 400 funcionários ocupam quatro andares. Este último tem à frente Priscila Paixão que, visando melhorar os processos de higiene pessoal em seu escritório, encontrou na RL Higiene uma parceira que poderia atender às exigências da multinacional. “O que realmente mais me agrada na RL é a parceria, os demais fornecedores só põem e entregam pedidos, mas com ela tenho contato constante com o comercial recebendo as novidades e avaliação de melhorias. E quando acontece algum problema de lote ou entrega sempre são resolvidos com rapidez” revela a Facilities Specialist, que completa: “A RL nos atende com bons produtos e preço competitivo, mas o principal que eu vejo é atendimento e acompanhamento do contrato”.
Com um gasto excessivo de papel toalha – em dinheiro e volume – a solução foi buscar um produto com desempenho melhor. Isso não seria suficiente sem aumentar o nível de conscientização em relação ao consumo, o que aconteceu através de veiculação de cartazes, vídeos, além de atividades durante o Dia Essenz – ocasião próxima à implantação, quando a RL Higiene promove a mobilização para as práticas de consumo consciente junto aos colaboradores do cliente.
O resultado veio rápido e arrasador: as 4,8 folhas utilizadas por pessoa, a cada ida ao banheiro, viraram 2,5 folhas, praticamente a metade, com a implantação da solução da RL Higiene. “Aumentamos a gramatura do papel na intenção de diminuir o consumo para sermos mais sustentáveis e a aceitação dos funcionários foi muito boa, porque temos este espirito da sustentabilidade” relata Priscila. Essa diminuição no consumo foi uma das responsáveis pela redução de 17% no orçamento em higiene pessoal que a área de facilities tinha disponível. O resultado ainda superou em 8% o que a RL havia proposto no início.
A redução do consumo de papel sempre se desdobra em ganhos para o planeta. Foi possível calcular que essa diminuição no gasto evitou que 60 árvores fossem cortadas, 2.142 kWh de energia gastos e 942 Kg de CO² emitidos.
O design sofisticado do escritório pedia equipamentos à altura e a linha Lunes de dispensers da RL Higiene caiu muito bem: “Os banheiros ficaram mais clean e os dispensers têm o aspecto de estarem sempre novos” – conta Priscila.
A parceria entre Adidas e RL Higiene é mais uma mostra de que se pode fazer mais com menos, ou seja, reduzir consumo, economizar dinheiro, ajudar o planeta e tudo isso mantendo o bem-estar de quem vive o dia a dia da organização.