Com implantação de protocolos de limpeza, Santa Casa de Votuporanga comemora grandes resultados.
Implantação de novos protocolos. Compra de equipamentos. Treinamento. Engajamento de equipe. Parceria de sucesso. Pilares que fazem a Santa Casa de Votuporanga ser referência para mais de 50 cidades da região Noroeste paulista.
Na busca por melhorias de processos para aumentar a efetividade da limpeza e a produtividade dos profissionais, a Instituição firmou parceria com a RL Higiene. Foram adquiridos kits de ferramentas com carrinhos, que garantem praticidade, qualidade, segurança para colaboradores e pacientes.
Com a dedicação de todos os colaboradores, em apenas seis meses a Santa Casa reduziu em 25% o risco de infecção relacionada à assistência à saúde. E em relação a infecções causadas por bactérias multirresistentes, a diminuição foi de 65%.
Esses índices são menores do que os de grandes instituições e inferiores até mesmo aos recomendados pelo Ministério da Saúde. Um marco na assistência.
A dra. Regina Silvia Chaves de Lima, médica infectologista da Santa Casa de Votuporanga, detalhou as ações. “É uma iniciativa bem completa, atuando em diversas frentes. Intensificamos a limpeza e a desinfecção de superfície pela equipe multidisciplinar e da limpeza, com a concretização do cumprimento do protocolo de limpeza concorrente e de terminal, com supervisão e validação para liberação de leito”, destacou.
Essas mudanças resultaram em um grande objetivo alcançado, que foi o aumento da velocidade de liberação dos leitos. O resultado é o aumento do potencial de receita da instituição. Mas muito mais estava por vir.
O Hospital também fez a troca de metodologia e saneante, além de aumentar a oferta de produtos de higiene para as mãos. “Essa nova tecnologia diminui ainda mais o risco de transmissão cruzada, elevando a segurança do paciente e dos profissionais”, disse Milena Basso Bolpato de Morais, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.
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Daiane Nazzi, enfermeira coordenadora de Facilities da Santa Casa, ressaltou as conquistas, entre elas a preservação do patrimônio, a redução do tempo de limpeza terminal e o desperdício de água. O bem-estar dos colaboradores da limpeza também foi destaque. “Notamos o engajamento das equipes, com maior produtividade e queda em 38% no absenteísmo e 25% de atestados”, frisou.
“Eu achei uma inovação. São equipamentos novos, uma maneira inédita para dar higiene para os pacientes”, falou a auxiliar de limpeza Simone Aparecida Menezes.
Além disso, a Instituição alcançou 98% de aprovação dos clientes e pacientes em pesquisa de Ouvidoria sobre as instalações. “É uma soma de fatores que culminaram em um novo protocolo e em novos recordes. Agradecemos o envolvimento de todos, que fez a diferença em nossa assistência e garantiu tratamento melhor para milhares de pacientes. Estamos cada vez mais preparados para receber e atender o Sistema Único de Saúde (SUS) e os novos clientes da saúde complementar — convênios e particulares”, finalizou Daiane.